mini

10 Curiosidade sobre o Pantera Negra| Black Panther - Sem Spoilers

Mais um filme de heróis que eu adorei ver. Depois da aparição em Guerra Civil, o herói de Wakanda ganha o primeiro filme a solo. O filme é fantástico de várias formas, mas tratando-se de um herói menos conhecido, há muitas curiosidades que pouca a gente sabe, sobre a história e sobre o filme. Não é exagero dizer que Black Panther mudou a Marvel e marca uma viragem naquilo que é a ideia de herói tradicional.


Leopardo Negro?

O Pantera Negra foi criado em 1966 por Stan Lee e Jack Kirby. Kirby baptizou-o de Tigre de Carvão, mas Lee trocou o nome. Dois meses mais tarde foi fundado o Partido Panteras Negras, e para não haver confusão o herói foi re-baptizado de Leopardo Negro. Os leitores gostaram? Não! Dessa forma o nome Pantera Negra acabou por voltar!


Wakanda Forever!

O nome Wakanda - local onde se passa a história e de onde Pantera Negra é rei -foi inspirado numa tribo do Kénia chamada Wakamba, também conhecida como Kamba.


Erva Coração 

O motivo dos poderes do Pantera Negra é a Erva Coração. A erva coração só existe em Wakanda e contém uma espécie de veneno. Os futuros reis da nação tomam um chá da erva para se ligar ao Deus Pantera. Caso sobrevivam, eles ganham poderes como super-força, velocidade, agilidade e poder de cura.


Vibranium

O Vibranium é um metal fictício do universo Marvel e DC Comics, sendo um dos mais famosos juntamente com o Adamantium. Wakanda tem grandes reservas desse metal poderoso e indestrutível. Pouca gente sabe, mas esse metal é alienígena e só chegou a Wakanda através de um meteorito. O escudo do Capitão América é feito de Vibranium.


"Bater como uma menina"

Para interpretar a rainha Ramonda, a actriz Angela Bassett por longas horas de treino ela quis ficar em melhor forma física e definir os músculos. Os treinos foram muito intensos.  Além disso, as cenas de luta, que aparecem ao longo do filme, são baseadas em artes marciais africanas.


Influências

Os directores mencionam que o filme foi inspirado em O Padrinho e também em James Bond. A mim lembrou-me mais o Rei Leão, mas quem sou eu para dar opinião?


Atenção ao detalhe

É importante salientar a preocupação com os detalhes na produção deste Black Panther. Além do sotaque, vários elementos reforçam a criação de uma cultura única e diferenciada para cada uma das tribos Wakandan. Desta forma, mostram que o país tem uma mistura de diferentes tribos com diferentes culturas.



Sem estereótipos


Não creio que seja errado dizer que este filme lutou contra vários estereótipos que muitas vezes estão presentes no cinema. Desde sempre o herói lutou contra o racismo, em 1976 enfrentou o Ku Klux Klan, maior organização de supremacia branca dos EUA. O Pantera Negra vai contra os estereótipos cinematográficos, especialmente o estereotipo africano muito ligado à escravidão e pobreza. Muitas pessoas simplesmente ignoram parte da história africana, como os impérios e a realeza africana.
Além disso no filme é exaltado o feminismo. Okoye, Nakia, Ramonda e Shuri são mulheres fortes que nunca aparecem numa posição de submissão perante os homens. A sua força não é sequer questionada, não há em momento algum do filme a referência ao facto de serem mulheres, como sendo uma força ou fraqueza. São simplesmente o que são, independentemente do género. 
São mulheres fortes, sensíveis, independentes e bem humoradas. Podem ser tudo isso, chefiar um exercito e ainda assim serem divertidas, serem independentes e ainda assim procurar o amor, podem ser brilhantes cientistas e ao mesmo tempo amorosas com as pessoas que amam. Nesse ponto, Black Panther dá dez a zero à grande maioria dos filmes que tenho assistido.

Primeiro Negro com Super Poderes 

Ao contrário do que muita gente pensa, Pantera Negra não foi o primeiro herói negro da banda desenhada. Antes dele já existiam Waku e Lobo. No entanto, Pantera Negra é o primeiro com poderes -adquiridos após tomar o chá da erva coração.

Sucesso na Estreia

O filme é um sucesso! Foi a quinta melhor estreia de sempre nos EUA, fica atrás de Star Wars: O Despertar da Força, Star Wars: Os Últimos Jedi, Jurassic World e Os Vingadores.

2 comentários :

  1. Gostei de ficar a par das curiosidades.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. São da DC Comics, mas o John Stewart (Lanterna Verde) e o Cyborg também são heróis negros :D Sem esquecer a esplêndida Tempestade❤ Gosto imenso quando há diversidade, é muito mais interessante.

    ResponderEliminar

Thank you for taking your time. Comments always make me happy.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...