Dia 11 é dia de São Martinho, comem-se castanhas e prova-se o vinho! Mas porque é que isso acontece, de onde vem essa tradição?
Martinho de Tours nasceu por volta do ano de 316 no Império Romano, pelo qual combateu. Depois de uma vida dedicada à pregação, fundou as primeiras igrejas e mosteiro da região tendo sido ordenado Bispo. Morreu a 11 de Novembro de 397 em Candes - local que se tornou lugar de peregrinação.
Reza a lenda, que um dia chuvoso ia Martinho a cavalo quando encontrou um mendigo com frio. Sem mais nada que lhe pudesse oferecer, cortou o seu manto ao meio de deu-lhe metade. Mais à frente encontrou outro mendigo a quem ofereceu a metade que lhe restava. Sem nada que o protegesse do frio, continuou viagem, mas rapidamente as nuvens negras desapareceram e deram lugar ao sol. Este bom tempo prolongou-se durante 3 dias - razão pela qual se fala no Verão de São Martinho, quando os dias de bom tempo aparecem nesta data.
Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho durante um sonho. Usando o manto que Martinho tinha dado ao mendigo, dirigiu-se à multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho, ainda catecúmeno -que não foi baptizado - cobriu-me com esta veste”.
As tradições de São Martinho
Em Portugal, no dia de São Martinho é tradição fazer-se um magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Também se prova o vinho. A tradição de assar as castanhas e fazer o magusto remota ao dia de todos os santos onde era tradição fazer fogueiras. A expressão "verão de São Martinho" é usada um pouco por todo o mundo.
Já conhecia a lenda, mas foi bom relembrar :)
ResponderEliminarBeijinho, Beauty Queen